Solução Corretiva Baseada em Risco - SCBR

collaboration
Parceiro
Petrobras
calendar
Duração
2005 - 2019
gears
Serviços
Modelagem Matemática

O SCBR (Solução Corretiva Baseada no Risco) é um modelo matemático bidimensional de solução numérica, desenvolvido para apoiar a tomada de decisão em todas as etapas do gerenciamento ambiental de áreas impactadas ou de forma preventiva, em locais onde são desenvolvidas atividades potencialmente poluidoras. Além disso, pode ser empregado como instrumento facilitador do diálogo com órgãos de controle ambiental.

MOTIVAÇÃO

Ausência, no mercado, de um modelo matemático que simulasse o comportamento de plumas de hidrocarbonetos de petróleo sob influência de etanol, como no caso de derramamentos de gasolina comercial brasileira (24%).

Os resultados obtidos nas áreas experimentais da Fazenda da Ressacada estão sendo utilizados na concepção dos modelos de transporte, transformação, avaliação de risco, ferramentas de remediação e monitoramento. Estas ferramentas estão sendo implementadas no SCBR e são os resultados de campo que definem o caráter inovador do SCBR. Isto impõe um grande diferencial em relação aos demais softwares de simulação de contaminantes em solos e águas subterrâneas, que não simulam os efeitos dos biocombustíveis e não são baseados em dados de campo.

DIFERENCIAL

O modelo SCBR possui como diferencial o acoplamento de diversas ferramentas de gerenciamento de áreas contaminadas:
planos de amostragem de solo e água subterrânea com base em probabilidades;

  • simulação do fluxo da água subterrânea;
  • transporte de contaminantes na zona saturada e não saturada;
  • estimativa do alcance e da velocidade de migração de plumas de contaminação na fase dissolvida;
  • quantificação do risco à saúde humana com geração de mapas 2D, considerando a heterogeneidade do aquífero;
  • cálculo das concentrações máximas aceitáveis (CMA) ou metas de remediação baseadas no risco;
  • simulação de tecnologias de remediação (barreiras físicas, bombeamento, atenuação natural, barreiras reativas e cubagem de solo);
  • definição de perímetros de proteção de aquíferos, além de gerar relatórios e animações.

O SCBR é um modelo de propriedade da Petrobras com solicitação de registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI – Nº.65320). Recentemente, foi desenvolvida uma nova versão do modelo (SCBR 3.2) com inclusão do cálculo do risco à saúde humana a partir da concentração de exposição com base no limite superior de confiança (95% e 99%) da média (UCL95 e UCL99) e a partir da concentração variável (Risco Temporal).

Contato

  • Universidade Federal de Santa Catarina
    Rua José Olímpio da Silva, 1326 – Bairro Tapera.
    CEP 88049-500 Florianópolis, SC – Brasil
  • +55 48 3721 2132
  • rema@contato.ufsc.br

Copyright REMA ® 2019 – Todos os Direitos Reservados.