Medição, Monitoramento e Verificação de CO2

collaboration
Parceiro
Petrobras
calendar
Duração
2011 - 2015
gears
Serviços
P&D

Esta solução foi desenvolvida com o intuito de se criar o primeiro laboratório de campo no Brasil para implementação e validação de técnicas de Medição, Monitoramento e Verificação (MMV) de CO2 por meio da condução de ensaios de vazamento controlado deste gás, emulando situações de escape de pequenos volumes do gás armazenado ou transportado.

O sequestro geológico de carbono tem se mostrado uma importante alternativa para a redução das emissões atmosféricas de CO2. No entanto, potenciais vazamentos provenientes da formação armazenadora podem atingir aquíferos e comprometer sua qualidade. O desenvolvimento de técnicas para detecção de vazamentos pode auxiliar na agilidade de adoção de medidas mitigadoras. O uso de variáveis hidrogeoquímicas como indicadoras de exsudações pode ser uma técnica viável pelo fato de a água subterrânea poder sofrer variações expressivas em alguns parâmetros hidrogeoquímicos em fases muito iniciais de seu contato com o CO2.

Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar variáveis hidrogeoquímicas da água subterrânea que podem servir de indicadoras da interação entre CO2 e aquífero de reatividade limitada para detecção de vazamentos provenientes de sequestro geológico. Para isso, foi realizada uma simulação, em campo, de vazamento de um sítio de armazenamento geológico de CO2, por meio da injeção controlada de CO2 diretamente na porção saturada de um aquífero de reatividade limitada. O monitoramento da água subterrânea foi realizado por meio de poços multinível e análises físico-químicas.

 

 

Contato

  • Universidade Federal de Santa Catarina
    Rua José Olímpio da Silva, 1326 – Bairro Tapera.
    CEP 88049-500 Florianópolis, SC – Brasil
  • +55 48 3721 2132
  • rema@contato.ufsc.br

Copyright REMA ® 2019 – Todos os Direitos Reservados.