Portfólio
Impermeabilização de bacias de contenção
Parceiro: Transpetro
Duração: 2004 - 2009
Atividade:
Um importante resultado obtido nos estudos realizados pelo REMA foi a avaliação da permeabilidade das bacias de contenção de Terminais da TRANSPETRO. O problema envolvia uma ampla discussão entre a PETROBRAS e os órgãos de controle ambiental sobre a impermeabilização de bacias de contenção de áreas de armazenamento de combustíveis. Os órgãos ambientais vinham solicitando que as bacias de contenção fossem impermeabilizadas de forma a atender à NBR 17505-2, que define a permeabilidade do fundo e paredes laterais de diques de contenção com base na permeabilidade à água. Contudo, os estudos específicos realizados demonstraram que os solos argilosos submetidos à infiltração dos combustíveis possuem coeficientes de permeabilidade diferentes aos obtidos em ensaios com água, dependendo do tipo de argilomineral presente no local.
Assim, foi demonstrado que os critérios estabelecidos pela NBR 17505-2 não são suficientes e seguros para garantir a impermeabilização de bacias de contenção. O estudo concluiu que a tomada de decisão sobre a impermeabilização das bacias de contenção deveria ser avaliada para cada local específico, em função do tipo de combustível, solo e bens a proteger.
Além disso, foi demonstrado que a impermeabilização com concreto e geomembrana não garantem a total impermeabilização. Assim, por meio de modelagem matemática e os resultados de campo específicos de cada local, foram definidos tempos de resposta da ação de emergência para cada bacia de contenção e a impermeabilização somente foi realizada somente para os locais de alto risco ambiental.
Esta abordagem resultou na economia de milhões de reais para a TRANSPETRO, mas garantindo a proteção do meio ambiente. Com estes resultados a UFSC ganhou o Prêmio PETROBRAS de Tecnologia – Categoria Mestrado.